Aviso sobre a temporada ciclónica em Cuba

folleto 1

A época ciclónica em Cuba decorre de 1 de junho a 30 de novembro, com maior incidência nos meses de setembro a outubro. Se estiver em Cuba, por favor consulte os Conselhos aos Viajantes do Portal das Comunidades Portuguesas, bem como o folheto informativo da Embaixada sobre como proceder em caso de furacão (Frente/Verso).

Mais notíciasNotícias

 

A Feira Agroalimentar, de Pecuária e Pescas FIAGROP acontecerá entre os 15 a 19 de Março do próximo ano.

A FIAGROP 2021 destina-se a expositores cubanos e estrangeiros que desenvolvam actividades de produção e comercialização nos sectores Agroindustrial Alimentar, incluindo Pecuária, Pesca, Agricultura e Silvicultura, Produtos Orgânicos e Máquinas e Equipamentos.

Por ocasião do feriado nacional que celebra o Dia da Implantação da República, a Embaixada de Portugal em Cuba estará encerrada ao público esta 2ª feira, dia 5 de outubro.

 

 O Ministério do Comércio Externo e Investimento Estrangeiro de Cuba anunciou hoje a realização nos próximos dias 8 e 9 de Dezembro do Fórum Empresarial Cuba 2020.

Organizado por esse Ministério, pela Câmara de Comércio da República de Cuba e pela PROCUBA, este fórum tem como objectivo a promoção do comércio externo de Cuba e do investimento estrangeiro no país.

Segundo os promotores, no Fórum será possível conhecer as oportunidades de negócio que Cuba hoje apresenta, as novas facilidades do país nos domínios do comércio externo e do investimento estrangeiro e os principais produtos de exportação de Cuba.

Mediante prévio registo no sítio do Fórum na Internet (www.foroempresarial.mincex.gob.cu), será possível às entidades estrangeiras marcar reuniões virtuais com empresas cubanas e com as autoridades do país ligadas ao sector externo da economia.

O Fórum Empresarial Cuba 2020 procura substituir a edição deste ano da FIHAV, cancelada devido à pandemia, apresentando-se como um espaço de intercâmbio entre, designadamente, empresários cubanos e estrangeiros, representantes governamentais, câmaras de comércio, agências de promoção do comércio e do investimento.

Mais informação pode ser obtida no sítio do Fórum Empresarial Cuba 2020: www.foroempresarial.mincex.gob.cu.

Acesso ao ensino superior para emigrantes e familiares – 3599 vagas disponíveis

O concurso nacional de acesso ao ensino superior destina 7% das vagas aos emigrantes portugueses e familiares que com eles residam. As candidaturas para o ano letivo de 2020/2021 no âmbito deste contingente especial devem ser apresentadas na primeira fase do concurso nacional, entre 7 e 23 de agosto.

Existem 3599 vagas exclusivamente para estes candidatos em todo o sistema de ensino superior público português, que abrange 107 instituições e mais de 5000 cursos, em todas as universidades e institutos politécnicos.

A divulgação das oportunidades oferecidas pelo ensino superior português junto das comunidades portuguesas e lusodescendentes, no âmbito do Programa “Estudar e Investigar em Portugal”, é uma iniciativa do Governo, com o envolvimento da Direção-Geral do Ensino Superior, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e das instituições Portuguesas de Ensino superior. Nos últimos dois anos registou-se um aumento de 52% do número de emigrantes e lusodescendentes colocados pelo concurso nacional de acesso.

Além do contingente dedicado de acesso, os candidatos emigrantes e seus familiares podem também aceder ao ensino superior português com o ensino secundário concluído no país de acolhimento através da via profissionalizante; optar por um curso técnico superior profissional num instituto politécnico português, com possibilidade de posterior ingresso em licenciatura ou mestrado integrado; frequentar os mais de 1800 cursos de mestrado e 600 de doutoramento da rede de ensino superior público português; trabalhar em investigação nos 350 centros e laboratórios existentes em Portugal, em todos os domínios do conhecimento; e ainda, se já frequentam um curso superior no país de acolhimento, fazer um período de estudo em Portugal ao abrigo do programa de mobilidade Erasmus +.

Eventuais dúvidas, designadamente acerca do reconhecimento de diplomas obtidos no estrangeiro e demais condições de candidatura, devem ser remetidas para o seguinte endereço: acesso@dges.gov.pt.

Mais informações acerca deste contingente especial e do programa “Estudar e Investigar em Portugal” podem ser consultadas através das seguintes hiperligações: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/contingente-especial-para-candidatos-emigrantes-portugueses-e-familiares-que-com-eles-residam

Contactos

Ave 7ma #2207, e/ 22 y 24, Esq con 24
Miramar - Playa
La Habana – Cuba

+53 72040149 (Chancelaria)
+53 7204 2871 (Secção Consular)
info.havana@mne.pt (Embaixada)
havana@mne.pt (Chancelaria)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

e visa

logo oceanos

logo registo criminal

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

conselhos

visit portugal logo

studyinportugal

identidad eca de queiros

mne1 700x340

president

ar

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

 

sef

Logotipo Instituto Diplomático

Logotipo Portugal Economy Probe