habana medieval 2019 geral 3 4octobre1

Terá lugar, nos próximos dias 3 e 4 de outubro, na Igreja de São Francisco de Paula, no centro histórico de Havana, a 4ª edição do Festival de Música "Habana Medieval", com direção artística e musical de Henry Vidal.

O evento conta com o apoio da Embaixada de Portugal e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, em parceria com a Oficina do Historiador da Cidade de Havana e o conjunto Ars Longa

Os concertos previstos - “Os passos perdidos” e “O Rei de Navarra” - centrar-se-ão nas cantigas medievais da Península Ibérica, com especial destaque para a produção lírica de três reis trovadores: Dom Dinis de Portugal, Dom Teobaldo de Navarra e Dom Afonso X de Castela.

Os temas serão apresentados pelo grupo de música antiga Ensemble Lauda, especializado neste período artístico, recorrendo a instrumentos recriados a partir de representações da época.

No âmbito do festival, realizar-se-ão ainda duas conferências sobre música medieval e o seu contexto histórico. A primeira terá o título “Reis trovadores peninsulares: Teobaldo de Navarra, Afonso X de Castela e Dinis de Portugal”. Ocorrerá no dia 3 de outubro, das 13h às 15h, na biblioteca da Faculdade de Artes e Letras da Universidade de Havana.

No dia 4 de outubro, às 10h, na Igreja de São Francisco de Paula, terá lugar uma conversa intitulada "Desvendando sons extintos", sobre a atual produção dos instrumentos musicais utilizados para a reprodução do que se supõe ter sido a sonoridade do período medieval.

  • Partilhe