alvaro vasconcelos foto

Álvaro de Vasconcelos, ex-Diretor do «Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia», especialista em política europeia e internacional, dará nova conferência no próximo dia 28 de abril. Deixamos o convite, aberto a todos!

 

«TENDÊNCIAS MUNDIAIS 2030: EUROPA e BRASIL» 

28 de abril/ 15:00.
Palacio del Segundo Cabo, Centro para la Interpretación de las Relaciones Culturales Cuba-Europa.
Calle O´Reilly nº4 e/ Tacón y Ave. del Puerto. La Habana Vieja

...........

Álvaro de Vasconcelos possui um extenso currículo na área das relações internacionais, com temas de interesse que incluem um vasto território geográfico, do Mediterrâneo à Asia, passando pela América do Norte e América Latina. 
Foi Diretor do «Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia» entre maio de 2007 e maio de 2012. Anteriormente ajudou a fundar e dirigiu, entre 1981 e 2007, o «Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais» (IEEI) de Lisboa, a partir do qual estabeleceu diversas redes com vários institutos, tais como o «Euro-Latin American Forum» e a «Euro-Mediterranean Study Commission».
Para além de escrever regularmente para a imprensa portuguesa e internacional, também é autor e coeditor de muitos livros, artigos e relatórios, em particular nas áreas da política externa e da segurança comum da união europeia, relações euro-mediterrâneas e ordem mundial. 
Atualmente dirige projetos sobre as transições democráticas no «Arab Reform Initiative», no qual é investigador sénior. 
Foi Comissário dos Encontros de Serralves “Tendências Globais 2030 – Os Futuros de Portugal» (setembro 2015 – fevereiro 2016).

---------------------------------------------------------

  • Partilhe