cartaz

Fruto da colaboração de vários países da União Europeia com a Cinemateca Nacional de Cuba, o Festival de Cinema Europeu em Cuba terá lugar pelo segundo ano consecutivo na capital cubana, de 1 a 11 de junho de 2017.

Com um programa vasto e diversificado, contará com documentários e longas-metragens da Alemanha, Bélgica, Espanha, Grécia, Hungria, Itália, Países Baixos, Reino Unido, República Checa e Suécia, a grande maioria por estrear em Cuba.

Portugal é dos poucos países a estar representado com dois filmes: «Os Gatos não têm Vertigens» (2014), de António Pedro-Vasconcelos, vencedor do Prémio Sophia 2015 e candidato aos Prémios Goya 2014, estreará em Cuba no dia 2 de junho às 18h, no Cinema 23 e 12. O documentário «Alentejo, Alentejo» (2014), de Sérgio Tréfaut, vencedor do Festival IndieLisboa 2014 e do Festival Internacional de Documental Docs Barcelona + Medellín, abrirá o programa no Palácio do Segundo Cabo, dia 1 de junho às 18h.

A cerimónia inaugural incluirá a projeção do filme «Fukushima, Meu Amor» (2016), de Doris Dörrie, uma ficção rodada no Japão depois do desastre nuclear de 2011. No dia 3 de junho, será a vez da estreia mundial de «Un capitán sin miedo» (2016), com a presença do seu realizador, Charles O'Brien, uma co-produção Irlanda-EUA-Cuba.

Ainda no âmbito do festival, terá lugar no Oratorio San Felipe Neri, depois do êxito em 2016, o concerto «Música Clássica no Cinema Europeu», no dia 5 de junho.

O programa completo do Festival está disponível AQUI.

  • Partilhe