registo 00

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, apresentaram a Aplicação Registo Viajante que, a partir de agora está disponível para todos. 

A Aplicação destina-se a quem efetua viagens ou deslocações de curta duração no estrangeiro. O registo no Ministério dos Negócios Estrangeiros é voluntário, fácil e gratuito.

Os dados pessoais inseridos na Aplicação são utilizados pela Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, que garante a sua segurança e confidencialidade.

Vantagens da Aplicação

Quem se inscreve na Aplicação Registo Viajante:

  • Recebe recomendações de segurança no equipamento móvel sempre que a situação no país visitado o justifique.
  • Recebe informações sobre condições de segurança nos países que pretende visitar.
  • Tem acesso a contactos em caso de crise grave no país em que se encontra.
  • Pode ser localizado através do serviço de georreferenciação.
  • Tem acesso a informação sobre os países: representanções diplomáticas e consulares de Portugal.
  • Faz registo da viagem com detalhes de cidades e locais a visitar.
  • Tem acesso a informações de última hora.
  • Respostas a questões frequentes.
  • Ligação rápida com Gabinete de Emergência Consular em caso de crise.
  • Informação atualizada dos países, regiões, cidades ou locais a evitar.

Se reside em Portugal Continental, Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores; se é português, lusodescendente ou tem dupla nacionalidade, e reside em qualquer outro país do mundo, e vai realizar uma deslocação ao estrangeiro, mesmo que temporária, deverá registar-se nesta Aplicação.

Em caso de emergência (catástrofe natural, alteração ordem pública, acidentes) a Aplicação permite que seja mais facilmente localizado e contactado.

Caso o país onde se encontre seja afetado por algumas das situações anteriormente referidas, poderá ser contactado, nomeadamente através dos postos consulares portugueses que, em coordenação com as autoridades locais do país, fornecerão informações úteis.

Esta Aplicação permite-lhe receber informações úteis e conselhos sobre cada país onde pretenda deslocar-se.

A inscrição não implica nenhuma obrigação de intervenção por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros. As informações recebidas não têm carácter vinculativo, funcionando apenas como indicações e conselhos, sendo suscetíveis de alteração a qualquer momento.

Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

O registo é voluntário, mas deve ser rigoroso e verdadeiro. Em caso de suspeita de informações falsas, a conta do utilizador será encerrada.

Em viagem, o utilizador deve considerar a subscrição de um contrato de itinerário junto do seu operador de telecomunicações.

Veja o vídeo de apresentação AQUI.

  • Partilhe